sábado, 16 de outubro de 2010

O que você vai fazer hoje?

" O que você vai fazer hoje? Deve ser algo bem importante pois você está disposto a trocar um dia da sua vida por isso"
Tá eu sei parece, e é, frase clichê de correntes, em um e-mail ela viria acompanhada da frase: E se você não encaminhar essa corente a 10 pssoas um piano cairá na tua cabeça em um dia.
Mas a verdade é que ontem conheci uma pessoa que realmente me fez reflexionar sobre isso: Giovanni, o salvadorenho ciclista.
Estava eu na minha aula de espanhol na casa do David, e ele está abrigando Giovanni por duas semanas, já que ele está só de passagem, visto que há uns 50 dias saiu de El Salvador de bicicleta e ainda tem que chegar nos EUA. Sim, isso mesmo, de bicicleta.
E que momento agradavel tivemos ontem, conversar com esse tal Giovanni me fez reflexionar sobre tantas coisas, escutar sua historia, que não é curta me fez um bem danado.
Ele era um advogado dono de negocios e pesava 100kg, agora é um ciclista barbudo, simples humilde que vive os melhores momentos de sua vida (e com certeza pesa muito menos que 100kg!). Ele disse: Se você me perguntar sobre cada dia da minha viagem eu consigo te descrever todos os dias, com detalhes, agora se você me perguntar o que fiz nos ultimos 30 anos, vou lembrar de apenas alguns dias! E aí eu penso, tenho 31 anos, e isso passou tão rapido, foi ão pouco, daqui 31, que voa, já estarei com 62. Está na hora de começar a viver.O mal da sociedade é que estamos todos trocados. Talvez o advogado seria melhor sendo artista, ou o artista deveria se vendeor ou sei lah. Não digo que todos precisam sair pelo mundo dé o que o realiza. Nó só precisamos nos encontrar. E eu te digo, me encontrei, me sinto feliz vivendo cada minuto da minha vida. Já não tenho mais ideia de que horas estamos, dia, e até mês algumas vezes. E de que me importa isso?
E conversamos sobre tantas coisas, sobre a vida, sobre a vaidade, e tantas outras necesidades criadas, e não tão necessárias. E como é viver livre dessas coisas, sem o medo de ser assaltado, porque afinal ele já não tem seu relogio rolex, e as roupas que usa tem simplesmente a função de ser roupa!
"O dinheiro torna as pessoas cautelosas" (winto the wild), não soh dinheiro mas qualquer forma de vaidade mesmo te prendem
Também me contou sobre um casal brasileiro que já ficou em sua casa, de Ubatuba, que há dois anos, após um ataque cardiaco, decidiu vender a empresa e viajar de barco pelo mundo, por 5 anos. O detalhe é que o casal tem entre 60 e 70 anos. Pocurem na internet o site deles:http://www.ubatubarco.com.br/

Enfim, conversar e jogar mimicas com a turminha de ontem foi bom, muito bom ;)

E aí eu deixo pra vocês: O que você vai fazer hoje?

7 comentários:

  1. Pô filha! Assim a lágrima cai! Issso realmente mexeu comigo....

    Conhecer diferentes pontos de vista só enriquece a alma!

    Amazing!

    ResponderExcluir
  2. saber, o mejor dicho, creer saber lo que uno quiere no es una certeza, pues nuestro parecer puede cambiar de un momento a otro. así, lo que hoy nos llena, mañana nos deja insatisfechos. Una certeza es saber que estamos hechos de tiempo... tiempo para cambiar, para encontrar, para aprender. Es cuestión de darse ese tiempo.
    Hoy, veo a una amanda muy distinta a la que llegó, y más aún la que conocí aquel día en la plaza central de la unicamp.
    Alguna vez te lo escribí, y aprovecho para reiterarlo: obrigado por deixar-me fazer parte da sua viagem.
    ¡besos!

    ResponderExcluir
  3. Porra...é suficiente eu dizer que larguei de fazer meu trabalho pra ler seu blog, que eu esqueci que vc tinha feito? Se não for, eu só lamento. Mas me defendo, o que eu fiz hoje também foi um exercício filosófico, uma leitura que me deu muito prazer: ridicularizar a vida estranha de um cientista. Eu ri muito por dentro. E por fora. Eu realmente não pretendo ser isso, mas não sou desprendido que nem o cara da baique (bike =p). Me senti um bosta. =]

    ResponderExcluir
  4. Apesar desse ser meu 3º comentário hj... fazia tempo q não vinha aki.. mas não me eskeci de vc, viu?! Estava um tanto corrido por aki!! De fato... algumas coisas podem esperar... enquanto outras não, pois algumas oportunidades nunca vão voltar! O mais interessante é q sabemos disso... mas com facilidade esquecemos!! Ai, ai.. Por isso, aproveite cada segundo do tempo q estiver ai! É um tempo único... e vai te render memórias eternas!! heheh... Aproveita mtooo!!! E nos deixe sempre a par!! Besos...

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo filhota, tambem acho que devemos seguir os sonhos, voar alto, aqui em Tatui tambem temos um caso parecido que creio ter te comentado.

    ResponderExcluir
  6. Saiba que se eu chegar a largar meu trampo e a faculdade, metade da culpa será sua! Hmmm... Tenho que pensar no melhor presente do mundo pra te dar se isso acontecer, hauahuahuah. Mas é sério mesmo, vc me fez pensar a semana inteira sobre isso... Queria que vc estivesse aqui pra conversar... Saudades...

    ResponderExcluir
  7. que legal Amanda! ás vezes gosto de imaginar o que eu, cinco anos atrás, ia sentir se tivesse uma janelinha do futuro pra espreitar o eu de hoje. a adolescente de 5 anos atras nem imaginava um mochilão américa latina, menos ainda um intercambio mexicano! mas sem dúvidas ia ficar muito contente, achando o máximo os rumos tomados! legal essa história do cara e dos velhinhos, a do david tb me encanta. no fim, o timãozinho do barco da vida é nosso, avante marinheiros!

    ResponderExcluir