segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Prismas Basálticos




Continuando o item de ontem, que na verdade termina no item de hoje: Vamos aos prismas basálticos!!!UHUL
Bom os transportes incluem: Ônibus até Ixmuilquipan, ônibus até Pachuca, ônibus até Huasca (onde fica uma graça de povoado), ônibus até Hacienda San Miguel, taxi até os prismas, tudo isso intercalado de algumas caminhadas. Preciso dizer que apesar de sairmos cedo dos prismas chegamos umas 5:30 (com chuva) nos prismas, mas valeu!
O lugar é maravilhoso também, porém totalmente diferente de Tolantongo, é muito frio, talvez pela altitude, e a vegetação é condizente com o clima, também temcachoeira e uma formação rochosa bem excepcional.
E lá fomos nós de novo a montar barraca, desenrolar saco de dormir e bscar por comida. E sabe o que comi?? (Morram de inveja Jana e Porco, após um ano eu consegui comer) TRUCHA! A truta mais maravilhosa do mundo!Valeu a viagem. E...agora uma homenagem a minha abuelita, no restaurante onde comemos a truta estava tocando Roberto Carlos em espanhol! Ele faz muito sucesso por aqui, aliás, foi aqui que eu descobri, sabiam que ele tem uma perna de pau?Revelação né?
Voltaaando, aí começamos a segunda missão impossível, sim montar a barraca foi a parte fácil, agora tinamos um desafio muito maior: Acender a fogueira! É muito muito mentira que alguém um dia conseguiu acender a fogueira esfregando pedrinhas a gente em três, com dois isqueiros não conseguia! E depois de horas Gerardo foi à caça de ajuda e voltou com a solução: jornal e um líquido inflamável!Aaaa então é assim que as pessoas fazem! Enfim: fogo, ainda que muito muito pequeno era possível ver uma chaminha lá no fundo, e lá fui eu à caça de gravetos pra fazer esse fogo crescer, funcionou! Agora tínhamos tudo que precisávamos: Barraca, saco de dormir, fogueira e ...tcharaaaaam (Pig essa eh pra vc): Marshmallow! (ta eu confesso, eu procurei no Google pra saber como se escreve essa palavra). Foi um momento muito perfeito!!
A parte ruim é que a Lara ficou mal do estomago, a parte boa é que ela conseguiu ver coiotes (igual o papa-léguas, ele era um coiote né?) enquanto passava mal durante a noite.
Enfim...Estou em casa, depois de algumas horas e alguns transbordos! Felicíssima com o fim de semana.
BESOS
OBS: Eu pus dois posts no mesmo dia, já reparei que quando faço isso vocês não lêem o anterior, mas leiam, vale a pena!

Tolantongo






Preparem-se, porque as aventuras de hoje não podem ser resumidas!
O dia começou as 8 da manhã embora devesse ter começado as 6, mas a falta de despertador não nos permitiu!!! Eu dormi a noite anterior na casa da Lara para tentar adiantar a viagem do dia. Destino: Ixmiquilpan/ Tolantongo (ah sim, eles têm o dom de dar nomes impronunciáveis às cidades). Companhia: Eu, Lara, e GaraRdo (sim eh GeraRdo mesmo, eu n escrevi errado, este é o costa riquenho – ou seria costa riquense- que vive com a Lara) e quase Katia (ela mora comigo, mas acabou não indo por um enorme desencontro na rodoviária). Horário previsto de partida: 8 da manhã. Horário real de partida: 10 da manhã. Horário de chegada: 4 da tarde. Objetos desfalcados: Maquina fotográfica. Objetos a serem levados: Mochilas gigantes, comida, sacos de dormir e cabana. Meios de transporte: Ônibus, van, pé, um projeto de ônibus (nãooo aquilo não pode ser denominado ônibus), taxi, mais pé.
Agora chega de enrolação, vamos aos fatos. Pegamos o ônibus que nos levaria ao terminal norte, onde tomaríamos o ônibus a Pachuca, onde andaríamos até o centro da cidade, onde tomaríamos o ônibus a Ixmiquilpan, onde tomaríamos o, assim chamado embora não seja, ônibus a Tolantongo. Eu disse assim chamado pq aquele negocio era muito, muito velho e cheio de poeira, e passava por uma estradinha de terra meio penhasco desesperador! Enfim...Tolantongo..o paraíso! Eu não tenho palavras pra descrever a maravilha deste lugar! Tirando os tiozinhos gordos que levam a casa inteira, o que inclui suas criancinhas gritando as 6 da manhã, quando vão acampar, aquilo é o céu!
O lugar tem restaurantes, c abanas e zonas de acampamento. E a natureza é perfeita. Feita por um rio super transparente de água quente que cai de uma cachoeira, que sai de uma gruta lindíssima!Tudo isso rodeado de muito muito verde!
Mal montamos a barraca (a é, genteeee eu aprendi, mais ou menos, a montar barraca) e já fomos em busca da tal gruta, ta a escadaria cansou um pouco, mas eu posso botar a culpa na altitude. A gruta é lindíssima, difícil é entrar pisando nas pedras e sendo levado pela cachoeira que estava abaixo da gente, mas aquelas águas termais, e o teto com uma formação rochosa muiiito diferente, pelo qual caia água quente, é como se fosse um chuveiro eterno!!! E lá no finzinho tinha um túnel natural que nos levava a lugar nenhum, mas eu tinha que tentar entrar, e fui! A correnteza era muito forte,mas tinha uma cordinha que ajudava, e lá dentro era escuro demais, e conforme se ia mais para o fundo o oxigênio ficava cada vez mais escasso, ainda bem que o túnel não era tão fundo. Como era impossível envergar qualquer coisa lá dentro, parece que as sensações ficavam mais aguçadas, e bom...foi incrível!
Claro que eu não resisti, tive que tirar fotos daquele lugar, e com todo o cuidado para não molhar a máquina, minhas tentativas foram bem sucedidas!
E subindo mais escada ficava um outro túnel natural, este sem correnteza, mas com a mesma falta de luz e ar, e com o adicional de um grande desnível do solo que me rendeu vários ombos que seriam bem engraçados se alguém pudesse enxergar alguma coisa. Ah sim, fora as gotas de água quente que caiam do “teto”. Olha...esse lugar é único, e só vai saber isso quem um dia for para lá.
Enfim, voltemos ao acampamento, foi uma noite bem gostosa, a conversa com os pezinhos na água e o sono bem dormido apesar das condições precárias.
Na manhã seguinte claro que voltamos à gruta e foi aí que aconteceu o momento triste da viagem! A esperta aqui deixou a câmera cair! E claro que ela caiu com a lente virada pra baixo!E...quebrou! Eu não acredito que ela resistiu a fotos dentro da gruta e com um descuido tão bobo...Plaft! Mas eu acho que tem conserto. E é por isso que só colocarei fotos deste post depois, mas aguardem, vale à pena!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Clases



Si!!! hoje foi meu primeiro dia de aulas (que em espanhol é clase). Bem consegui chegar na universidade e até na minha sala sem me perder. O lugar é muito bonito, bem menor que a Unicamp, mas bem estruturado. E tem uma cantina barata!!!!


A primeira aula foi de transferencia de calor, a sala tinha uns 20 alunos dos quais eu e uma nerd esquisita eramos as unicas sentadas sozinhas. É muito triste a sensação de ir a Universidade e não conhecer ninguém. O professor conhece a Unicamp eeeeeeee...Mas pelo jeito, vou ter que ralar um pouquinho viu, mas sabe que até que estou empolgada?




11h00 Começa o intervalo e com ele a minha caça ao chocolate, afinal estou em abstnência há 14 dias!!!!!!!! Enquanto percorro as lojas a procura do chocolate mais barato percebo o quanto fui anta, aqui perto tem muito lugares mais baratos e bons pra se comer...E finalmente: Sneacker a R$1,50 (fazendo conversão)!!


12h30 probabilidad y estadistica: Aula que já começou com aula mesmo!!!

Fim da tarde: Caminhada, filminho, falar com a família e blog

E assim se vai mais um dia

Besos

domingo, 19 de setembro de 2010

Kahlo e Rivera



Isso mesmo, eu fui na casa da Frida Kahlo e Diego Rivera (ela pintora, ele muralista, casados- apesar dos mil casinhos fora do casamento). Sabia que a Frida teve um caso com Trotsky? Sim, o marxista!!! Ele morou um tempo com os dois e ateh morreu aqui na Cidade do Mexico!!! Descobri isso no meu super guia que ganhei!!! Mas voltando a minha visita...


A casa eh fantasticamente linda, eu tenho muito que morar lá quando crescer, é grande, iluminada, colorida e tem o jardim mais agradavel do mundo!!Mas pra que falar tanto?Vejam as fotos.




Ah sim, amanhã finalmente começam minhas aulas (finalmente eh uma expressão que parece demonstrar alegria, mas entao ela não foi muito bem colocada na frase). Mas por uma causa nobre já serei obrigada a faltar na sexta, se tudo der certo vamos viajar para grutas e cachoeiras com aguas termais em Huasca e Ixmiquilpan (sim, todas as cidades aqui possuem nomes impronunciaveis)...Eeeeee, foi meu pai quem disse: Filha, se vc voltar de lá dizendo que estudoum muito, eu te mando de volta pra conhecer tudo....Só sou uma menina obediente!




Felizmente tenho sonhado muito com minha vida e pessoas que ficaram por aí, parece que não, mas ajuda a matar a saudade




Besiiitoooos

sábado, 18 de setembro de 2010

Salsa y lucha libre


Como estou com preguiça, vou escrever dois dias no mesmo tópico.

SALSA: Finalmente fomos bailar!Sempre os mesmos: eu, Lara, Diego, Brian e Joaquin! Na verdade o bar tocou mais de qualquer outra musica do que salsa, merengue e cumba, mas foi suficiente pra eu aprender a base e um giro que na verdade é formado por três giros! Tocou até musica brasileira! Agora os mexicanos já sabem dançar forró heheh...Claro tendo eu como professora quem não saberia (e isso foi irônico tá?)...Foi uma noite divertidíssima!!!
LUCHA LIBRE: Isso mesmo, hoje fomos a Lucha libre, tah tudo bem eu sei que é ridículo, mas é muito divertido!!!! Pena que não podia levar máquina, mas o Brian conseguiu umas fotos escondidas, depois eu mostro!!
Começou com uma luta de mulheres, duas equipes de três faziam saltos e voavam dentro e fora da arena. Também teve uma homenagem aos grandes lutadores da historia, e como as vezes eles apostam suas mascaras nas lutas, os que nunca a tinham perdido apareciam todo orgulhosos com ela.
É como se cada lutador fosse um personagem de super heróis, cada um com sua características, tinha até aqueles personagens meio “zueira” do tipo : o gordinho, o mais que extremamente forte (chega a ser nojento), o que se acha gostosão, o espanhol e assim vai. Depois das lutas das mulheres teve uma luta meio teatral certamente ensaiada antes, que era mais pra ser engraçada do qualquer outra coisa, e foi!! Muitoooo engraçada, os tipos de personagem como lutavam entre si, e as encenações!
E finalmente a grande final: Místico contra Volador, cada um com suas mascaras e roupas (pouquíssimas roupas por sinal) cheias de brilho. A luta foi divertidíssima, eles sobem no ringue, caem pra fora da arena, e geralmente quando isso acontece vem seguido de um vôo, ou seja um lutador sobe na cordinha do ringue e se joga contra o outro! Voa literalmente! Fora as manobras dignas de um bom capoerista! Isso tudo acompanhado de muita torcida e musica!E volador ganha o primeiro round, mas místico se recupera com um super vôo do lado de fora na arena e ganha o segundo round...E o terceiro round parece infinito, mas depois de muita muita luta, mistico vai dar um super vôo em Volador, e esse sai deixando que Mistico caia no chão (o que é contra uma das poucas regras da luta), e assim, Volador vence a grande final! Foi uma noite única!


Besoooos

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Roupa suja se lava em casa

A aventura e hoje não inclui pirâmides, trilhas a pimentas, se baseia em uma máquina de lavar roupa!!! (É o título no caso é literal!). Pra vocês lavar roupa pode parecer algo simples, mas nesta casa, não! Ainda mais para quem nunca havia feito isso!
Começa pelo fato de que cada um possui sua própria máquina de lavar, o quer dizer que cada vez que for lavar a roupa tenho que arrastar a máquina do meu amigo e tira-la do lugar, pra poder colocar a minha, visto que, a mangueira é curta e só tem um único lugar que ela alcança o ralo! É mole?
Mas o senso de praticidade não acaba aí! A máquina é semi automática (semi uma ova!!! Lavar roupa no rio acho que é mais fácil), o que quer dizer que tenho que conectar a mangueira, ir até o lugar da torneira para ligá-la, esperar encher, voltar no lugar da torneira, desligar, bater a roupa, desconectar a mangueira, trocar de lugar pra poder drenar, e alguns passos mais, isso tudo repetidas vezes, e em intervalos de tempo!!! E quando finalmente a roupa está lavada... Ainda tem que mudar tooooda a roupa pro outro buraquinho da máquina pra poder centrifugar! E depois guardar tudo no lugar!!! E isso nem inclui pendurar e passar a roupa!!!
Ah sim e o tanque fica na cobertura!!!Ou seja tenho que subir uma escadinha em caracol de 25 degraus. Nada aqui é prático
UFA, acho que vou virar hippie!!
Bom enfim, missão cumprida. Amanhã só faltam as roupas brancas!
Besos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cotidiano


Todo dia ela faz tudo sempre igual...ah não... ops, não é a esse cotidiano que vou me referir. Hoje o texto será a respeito das coisas simples que me chamaram atenção no cotidiano daqui.
Sabia que eles tomam dois cafés da manhã, almoçam quatro da tarde e arranjam tempo pra jantar depois?
E... eles tem azeite em aerossol!!!!!!!!!Fiquei encantada!!!!! E o feijão é amassado e sem sal, é comido como “recheio” das tortinhas, que sempre acompanham creme de leite e molho de pimenta. Arroz foi algo que ainda não vi! E ao invés de salada geralmente tem sopa, a não ser que seja salada com abacate (que eu adooooro) .
Sei que já disse, mas, tenho que reforçar: eles vendem pintinhos fluorescentes na feira, feira esta aliás, que vende frango e carne assim, sem nenhuma refrigeração, no meio da rua! E eles cozinham tudo com a mão! Tudo! E incluem quesadillas e pimenta em toda e qualquer refeição (inclusive em frutas tem pimenta!).
Bom as pessoas são extremamente atenciosas, me ensinaram uma verdadeira lição de que é possível dedicar-se ao outro, e de fato são assim, se dedicam totalmente a gente. São extremamente atenciosos e solícitos, nunca vi povo tão ... assim! Além disso os homens são cavalheiros (bem grande parte, pq claro que gente mal educada tem em todo o mundo), me sinto até “não eu” com alguém abrindo a porta do carro pra eu sair.
Aqui escutei muitas músicas diferentes, mas lembro bem de Café Tacuba, Músicos de José, Kings of Convinience (toca muito por aqui) e a praga do Justin Bibber que toca no metrô toda hora! E sim! Eles dançam salsa, merengue e Cumba nas festas!!
Ahhhh sim a cidade é acho que maior que SP, assim, que todo e qualquer lugar que eu queira ir, tenho que pegar o metrô lotado e depois um ônibus bem velho, mas bem mais barato que aí (como uns 40 centavos), talvez por ser tão barato eles não façam nada a pé, mas para ir de uma esquina a outra tomam o ônibus. Uma coisa interessante é que se você pára na rua pra perguntar onde fica tal endereço, eles param o que estão fazendo pra te levar até o lugar!!

Por enquanto é isso! Se lembrar digo mais!!
Besitos!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tula



O dia começou na noite anterior, mesmo que isso possa parecer meio contraditório, foi a sensação que tive. Tivémos a capacidade nos perder, e várias vezes, e por fim ir para em uma cidade onde tinha uma festinha dessas com parque de diversão (quase uma festa da uva), o problema é que nem o cara que estava lá pra aproveitar a festa sabia o nome da cidade!!! A tem um detalhe que tenho que contar, na tal festa eles vendiam pintinhos colorido de cores fluorescente!!! Ai que dó, nem eles escaparam desta moda, daqui a pouco se venderam pintinhos com franjinha de lado ou moicanos, a gosto do freguês!!
Enfim, voltando as nossas aventuras ,depois de muito rodar, digo rodarem, porque eu só estava dormindo mesmo no carro, encontramos o hotel mais barato e lá passamos uma noite tranqüila e vivemos felizes conhecendo o mundo para sempre...claro que não! Isso é vida real, e qual seria a graça sem os imprevistos? Passei uma noite terrível porque (gente, perdoem, mas eu nunca sei qual “porquê” usar em cada situação, mas se quiserem me corrijam) estava bem doente, e depois no dia seguinte ainda nos perdemos um bocado, mas por fim: Tula.
Tula é muito bonito, lá ficam los atlantis, em cima das pirâmides (mais e mais pirâmides), mas é bem menor que Teotihuacán, e os templos já estão bem destruídos, mas se baseavam em varias colunas para sustentar o teto que tinh um buraco no meio para a entrada de luz e... bom...ficar La deitadinha em cima daquela pirâmide foi uma sensação bem gostosa sabe?!?
Agora estou de vuelta a mi nueva casa, espero que mejore de mi enfermedad!!

BESITOS muchachos

Ahhh obs: Se quiserem dar um parecer seria beeem legal, n sei quem lê e se estão gostando, aceitamos sujestões!

domingo, 12 de setembro de 2010

Teotihuacán







O dia começou às 6 da manhã com dois brasileiros perdidos no metrô, bom que depois encontramos Brian e Lara, e lá vamos nós, destino: Teotihuacán.
Depois de babar infinitos no carro, lá estávamos nós e a entrada já começou com um super show com os “voladores”, O show consiste em uns 5 homens descendo de um pau por uma cordinha enquanto ela vai desenrolando e um outro homem no meio que vai fazendo a música e acorda rodar, deve dar mais calafrios que hopi hari!
Enfim entramos no sítio arqueológico, mas na realidade acho que as fotos explicam melhor o fantástico e gigante lugar. O lugar possui duas pirâmides principais: do sol e da lua (que aliás são feitas de infiniiitas escadas) e um corredor principal (rua dos mortos- não sei pq aqui eles gostam tanto de mortos), além das pirâmides menores, palácios, museus e etc. É fantástico, mas infelizmente está muito restaurado (com cimento, olha o serviço porco, sem ofensas Nanci) e apesar da estrutura da pirâmide estar inteira a fachada de desenho está quase totalmente destruída, diferente dos incas, no qual a estrutura foi muito destruída mas ainda se conservam muitos detalhes.


Bom , já que é pra fazer uma comparação entre incas e toltecas a estrutura das construções é totalmente diferente, os incas construíam tudo com monólitos encaixados como lego, e quando digo monólitos, são suuuper monólitos, enquanto os toltecas e mais usavam pedras pequenas coladas com uma mistura de cao. Ambos os povos eram violentos, mas os toltecas, maias e incas eram um tanto mais inteligentes que o Bush...ops...digo... que nós, ao ganharem uma guerra, eles não matavam ou escravizavam o povo, eles exigiam que o povo passassem a eles todo o conhecimento que tinham, e foi por isso que conseguiram alcançar conhecimento e estruturas tão exuberantes. Mas uma coisa temos as três sociedades em comum, religião e política estão sempre envolvidos.

Agora chega de aula de história, não que eu não tenha mais a contar... Dessa vez passamos a noite por ali mesmo, para no dia seguinte visitar Tula, confesso que no caminho bateu sadade, o jeito? Desviar o pensamento para qualquer outra coisa...
Besitos

Fiestita


Hoje fomos a uma festinha mais que típica, regada a quesadillas, pimenta, tequila, salsa cumba e merengue e muita gente animada. Até me arrisquei com a salsa, preciso dizer que foi uma catástrofe? Além das brincadeiras é claro, que incluía um jogo no qual a pessoa tinha que passar por debaixo da cordinha e então ganhava um gole de tequila, tudo bem, não fosse o fato de a cordinha incluir uma pimenta que deveria ser comida!!!! Aí eu me pergunto pq eu concordo em participar dessas coisas?Minha boca e lábios ficaram ardendo por uma hora, isso depois de litros e litros de água, bom... Agora já posso dizer: Estive no México!
A noite fomos à casa de Brian para ver uma película (filme) típico daqui... Ah sim, foi super sossegado dormir as 4 da manha, sabendo que no dia seguinte acordaríamos as 6! Ah é verdade não falei!Amanhã é dia de ver pirâmides de verdade!


Chao chao

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vida de gente grande


Isso mesmo, hoje o dia foi como um dia de gente grande, cheio de burocracias e obrigações.
Fui a minha universidade para finalmente fazer minha inscipción (matrícula), la fiquei umas 5 horas! Mas foi uma experiência muito diferente, a coordenadora do meu curso foi tão atenciosa!Ela pessoalmente me apresentou a Universidade, me ajudou na escolha de horários e matérias (aliás consegui pegar três matérias!É um novo Record: Quim. Orgânica 2, Termodinâmica2 e Probabilidade e Estatística) e me levou para almoçar (siiiim, eu almocei com a coordenadora do curso!!!E ela quem pagou!) em um restaurante que eu juro que é um esconderijo secreto...Eh um edifício muito velho com meia porta, sem janela meio que no subsolo!E lá dentro...Tem um restaurante !Como??E é a melhor comida que comi por aqui!
Depois disso e ais algumas burocracias: Compras! Finalmente, já estava cansada de não ter comida em casa! Acredita que no mercado daqui tem leite com fibras???E o litro de gatorade custa como 2 reais!!!
A noite fomos tomar maiiis pulque! Juro essa bebida é maravilhosa!Também experimentei um outro negocio (quando lembrar o nome escrevo), com o qual eles fazem tipo um disco voador, mas em vez de canela e açúcar: Pimenta, claro!

Buenas noches!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tepoztlán

O dia começou com o céu ainda escuro, 6 da manhã, Joaquín que é nossa babá oficial nos levou de ônibus ao metrô, onde encontramos Lara e Brian e nos despedimos de Joaquin que iria trabalhar...Depois de um ônibus, metrô, ônibus, caminhada e qual meio de transporte mais estiver incluso, finalmente chegamos a Tepoztlán, na qual segundo meu guia turístico hoje haveria uma festa típica.
A cidade é uma graça, com clima úmido e muito verde e artesanato..Depois de uma passada pela feira (que vende de roupa a frango) e uma foto com a Catrina (a caveira típica daqui, do dia de los muertos), e um belo almoço (eu sempre esqueço de citar que a gente come, mas a gente come viu? Não se preocupem!Viu mãe?), seguimos as placas, com a maior cara de turista possível, que nos levaria a trilha que nos levaria a uma pirâmide (minha primeira pirâmide!Que emoção).
Só não contávamos com o tamaaaaanho e a ingrimidade (sei lá se isso existe) da trilha! Foi uma hora e meia de muita muita subida com ou sem escadas, no meio de um dos lugares mais maravilhosos que já vi, acompanhados por um cachorrinho que nos adotou e pelo som da água caindo da cascada que nos seguia. E ainda tinha um lugar MARAVILHOSO onde a água escorria pela pedra formando gotas minúsculas que caiam sobre a gente sob a luz do sol (olha só como este trecho poderia gerar uma poesia), mas é verdade, o lugar era encantador, se eu não tivesse tão morta de andar seria perfeito...
“Olha Lara, acho que chegamos”..hun doce ilusão, de lá ainda tinha mais uma subidinha e uma escada infinita, juro que nossas pernas começaram até a tremer!! Mas enfim a tão esperada: Pirâmide! Mas que decepção...ela era tão pequeninha, e já estava toda restaurada com cimento, bem mas valeu a paisagem mais que maravilhosa lá de cima, e tarde sentada conversando e tomando chimarrão (sim eu disse chimarrão!), foi uma tarde muito agradável.
Depois da mais que longa descida: SORVETE, de todos os sabores inimagináveis, de alface a pétalas de rosa, e PULQUE, que é uma bebida fermentada aqui, meio azeda, a minha era obviamente de chocolate, mas não agüentei tomar tudo porque o sabor era muito forte, claro que o Maior pulquero da região, Brian, me agradeceu por isso!
Enfim, depois de mais um museu, convento, desfile típico, ônibus, metrô e caminhada, estou aqui em casa UFA, louca para cama, mesa e banho!Então...chao chao y hasta mañana! BESITOS

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tiangues, ciudad y cine


El primer dia en Ciudad de México!

FEIRA (tianguis): Foi um café da manhã divertidíssimo!Fomos eu, Joaquín e Diego (o outro brasileiro que acabou de chegar). Experimentamos tanta coisa: Granada que é uma romã na qual- acreditem- eles colocam pimentaaaaaa, e me disseram que esta não era forte!HAHA, fiquei 1hr cuspindo fogo!; Um monte de fruta diferente, entre elas, tamarindo (sim, ele existe e tem um gosto azedo!Viva o Chaves!), doce de pimenta (inacreditável não?). Acredita que aqui eles comem torrada com creme de leite (sim, creme de leite assim puro!É horrível!). E o frango???Fica exposto inteiro assim aberto no meio da feira!Sem refrigeração!!!!!!!!!!
Depois d uma manhã tão colorida optamos por quesadillas de maíz morado ( a massa é de milho roxo!)com queso y Tlacoyo, que é a mesma coisa mas a massa é recheada co feijão...HUN esses são bons!

CIDADE DO MÉXICO: A cidade foi o passeio da tarde, que é uma grande SP versão colonial. Acredita que nenhuma bendita casa de câmbio queria trocar meus reais? assim minha dívida com Joaquin acabou obtendo um numero assutador: 100 pesos!!!SIM, e toda vez me assusto com os números grandes das compras, mas que na verdade não passa de 20 reais! Bom este problema foi solucionado com um breve passeio de metrô até o aeroporto.

CINE CLUB: Bom, já era noite (e já estávamos bem fedidinhos e cansados), mas ainda assim decidimos aproveitar um pouco mais e ir ao cine club, onde passam filmes e depois os debatem (e de GRAÇA, por isso eu fui!!heheh). Mas ao entrar na sala, atrasados pra variar, eis que ouço português!!!!Sim, o filme do dia era Bicho de 7 cabeças, que aliás é FANTÁSTICO (como diria minha amiga Glória Maria). E vocês não têm ideia (sem acento Tb!) de como é bom ouvir português de novo!

Hun e assim termina mais um dia, as duas da manhã!

Chao chao

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A partida


Saindo de Guarulhos
Claro que foi a família inteira me levar e eu com a não tão estranha sensação de que esqueci alguma coisa.
E assim foi, como mais uma manhã comum tomamos café e entramos no carro, mas dessa vez o destino ficava um tanto mais longe.
No aeroporto, aquela longa despedida , me despedi de cada um uma cinco vezes no mínimo!E o Caio grudado em mim em todas elas. Pode parecer estranho mas eu não senti grande nostalgia naquele momento.
E logo lá estava eu, sozinha pelos corredores em busca do portão 26! E em cada passo do aeroporto me lembrava cenas já vividas, “olha lá está o lugar onde há um ano atrás eu enrei em pânico ao descobrir que esqueci a carteira de vacinação!”...” E lá, onde ficamos titando fotos antes do mochilão”.
E foi assim, só depois de entrar no corredor do avião foi que senti, dessa vez eu estava sozinha, e que estranha sensação. As lágrimas vieram aos olhos ao lembrar da farra da noite anterior com Caio, mãe e Victor. E lá eu fiz uma breve oração: Senhor, fica comigo.
Estranha essa mistura: nostálgica, anciosa, sozinha, curiosa...
No avião a aeromoça já começou a enrolar a língua: Segundo passillo, a La direcha, em La ventana. EEEEEEEEEEEEEEE, eu ficaria na janelinha!Mas meu lugar era a única janela sem janela!Tinha uma parede no lugar disso! (Poooooorco!).
O vôo (sem acento de acordo como novo português!) foi super tranqüilo, ao lado de um chineizinho e assistindo Robin Hood. Pena que perdi a última cena pois ive que parar para apreciar a maravilhosa Cordilheira, lá estava ela, toda exuberante se exibindo pela janelinha (do vizinho, porque eu não tinha!).
Descer no Chile me causou a estranha sensação de orgulho daquele país. O tempo de espera entre ambos os vôos que antes parecia ser gigantesco tornou-se minúculo para uma ida ao banheiro, uma espera de mala, uma descoberta de que a mala iria direto para o México, uma entrada oficial no Chile seguida por umasaída oficial do Chile e uns segundos de desepero em busca do portão de embarque.
Mas logo lá estava eu voando de novo, e dessa vez com direito a uma janela com janela!
O segundo vôo (infiniiiito) foi acompanhado de Shreck para sempre, O grande truque e música clássica (sim música clássica, porque o senhor Norman sentado ao meu lado começou a me dar uma lição de orquestras, concertos e sinfonias).
E finalmente, México! Bom as malas chegaram, mas o povo que vinha me buscar não!Solução: Comprar cartão do orelhão, trocar dinheiro e pegar o taxi, achá-los pela internet. Problema: fechado, fechado e não existe!Após alguns minutos de tensão, eis que olho ao horizonte e vejo o Joaquin ( que eu conhecia só pela net)! Não tem como descrever essa sensação.
Joaquín, Brian y Lara ( a outra brasileira) me levarão para um tour pela maravilhosa Cidade do México, pena que dormi em grande parte do caminho!Mas a uma cidade é muito linda.
Não percam o próximo capitulo neste mesmo canal!